segunda-feira, 5 de julho de 2010

TESTE DE VACINA CONTRA HIV

A Universidade Federal de São Paulo começará a seleção de voluntários para testar uma vacina contra o vírus que causa a AIDS. Além de São Paulo, outras dezessete cidades de oito paises participarão dessa pesquisa, o marco de uma parceria com o setor público e privado.

O produto que será testado como vacina não é produzido com vírus de HIV vivo, portanto não pode produzir AIDS. O início do estudo no Brasil só foi possível após rigorosa revisão do protocolo e da capacidade de cada um dos centros participantes por parte das autoridades éticas e científicas do governo brasileiro e confirma a importância do país no cenário internacional na luta contra o HIV.

Este novo estudo testará uma vacina que utiliza tecnologia inovadora. Baseia-se no emprego de um vírus chamado adenovírus que foi modificado para não ser capaz de se multiplicar, mas que traz algumas informações genéticas importantes que estimulam a pessoa vacinada a produzir defesa imunológica contra o HIV.

Se obtiver sucesso, o estudo abrirá uma importante avenida no desenvolvimento de uma vacina que permitiria reduzir o impacto que a AIDS vem causando em todo mundo, especialmente em países em desenvolvimento. Estima-se que a cada dia cerca de 14.000 pessoas se infectam pelo HIV em todo o mundo, 95% em países em desenvolvimento.

Cerca de 435 voluntários participarão do estudo nos Estados Unidos, Caribe, América do Sul, África e Tailândia. Ele foi planejado para saber se a vacina é bem tolerada e se induz a produção de resposta imunológica contra o vírus.

A UNIFESP preparou uma página especial na internet por ocasião do início de suas atividades como centro de teste de vacinas contra o HIV. Nessa página foram colocadas explicações sobre o processo de desenvolvimento de vacinas e permite que os interessados em participar dos estudos contatem os pesquisadores.
Clique aqui para acessar o site da Unifesp

FONTE: http://drauziovarella.ig.com.br/servicos/testevacina.asp


UNIFESP PROCURA VOLUNTÁRIOS P/ PESQUISA DA
VACINA ANTI-HIV EM SÃO PAULO

Graças à colaboração de voluntários, a Unifesp/Escola Paulista de Medicina deu início à pesquisa de vacinas para a prevenção da infecção pelo HIV. Agora pede a colaboração de homossexuais do sexo masculino, entre 18 e 45 anos, que não sejam portadores de HIV, e que residam na cidade de São Paulo ou na grande São Paulo.

Também será pedida a colaboração de mulheres nessa mesma faixa etária, que não sejam portadoras do vírus HIV, não-homossexuais e que tenham tido alguma doença sexualmente transissível (DST), com exceção de HPV, nos últimos 6 meses.

Para maiores informações, consultem o site: www.vacinashiv.unifesp.br
Contato por e-mail: pesquisa.dipa@unifesp.epm.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário